PARCELE SEU MEI EM ATRASO

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PLANILHA DE GASTOS DOMÉSTICOS

PLANILHA DE GASTOS DOMÉSTICOS

Planilha disponível na internet ajuda a 



controlar o orçamento doméstico


MODELO FOI DESENVOLVIDO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
TABELA PERMITE QUE USUÁRIO IDENTIFIQUE ONDE É PRECISO ECONOMIZAR.



Do G1 Ribeirão e Franca


6 comentários
Uma planilha desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ajuda as famílias a organizarem o orçamento. Sem necessidade de fazer contas, o modelo permite que o usuário compare a previsão de despesas com os gastos reais. Assim, é possível identificar onde é preciso economizar. “Se ficar no vermelho, tem que cortar os supérfluos. O aluguel não dá para cortar, mas talvez aqueles lanches ou almoços fora de casa são possíveis de cortar”, diz o professor de Economia Alexandre Nicolella, da USP deRibeirão Preto (SP).

As pastas “real” e “previsão” do arquivo possuem campos pré-definidos de despesas do dia a dia, como moradia, saúde, alimentação e transporte, onde o usuário insere a quantia que gastou e a que pretendia gastar. Se o resultado entre as pastas for muito diferente, significa que é necessário um planejamento melhor. “A gente vai gastando e vê se fecha no final do mês, o que não é uma boa maneira de se comportar diante do seu rendimento. Você em pouco tempo pode ficar endividado e chegar a uma situação impagável”, explica Nicolella.
O professor destaca a importância de se incluir gastos com poupança na planilha, o que é muitas vezes esquecido. “O primeiro gasto que você deveria prever quando recebe o salário é a destinação para a poupança, economizar para o futuro”, afirma. Além da poupança, ele lembra que é preciso marcar também despesas menores, como um café ou uma bala. “Tem que colocar tudo. O doce, a bala, o café, a gasolina, a multa, tudo. Aí você separa isso em coisas que são fixas, que não tem como evitar, e coisas que são evitáveis, onde você consegue economizar.”

Uma viagem e o abuso do cartão de crédito deixaram o tecnólogo em saúde Thiago Bariani no vermelho este mês, problema que ele atribui à falta de planejamento. “Assim que eu comecei a ter meu dinheiro, eu pensei que eu deveria ser mais planejado. Tudo o que eu gastava, ia lá e preenchia uma tabela, mas já perdi o controle totalmente. Só descubro mesmo o que gastei no final do mês, quando eu vejo que extrapolei”, diz.

Agora, ele procura um sistema que o ajude a controlar o orçamento. “Sem planejamento, a gente acaba gastando um pouco mais do que pode, aí chega no final do mês e fica no vermelho. No mês seguinte você pensa que vai se controlar, mas começa tudo de novo e a gente acaba se perdendo, aí você vê que deveria ter planejado.”
Mais informações podem ser obtidas na página do Idec na internet.
Fonte:http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/12/planilha-disponivel-na-internet-ajuda-controlar-o-orcamento-domestico.html